Frisian Solar Challenge 2010

Em julho de 2010 uma equipe interdisciplinar da UFRJ participará da Frisian Solar Challenge, uma competição internacional de barcos movidos a energia solar que acontece a cada dois anos no norte dos Países Baixos.

O objetivo da competição é chamar a atenção do mundo para o uso da energia solar aplicado ao transporte marítimo. Durante o desafio, que reúne participantes patrocinados por centros de pesquisa e Universidades da Europa e dos Estados Unidos, os competidores percorrem, em 6 dias, 220 quilômetros de canais das 11 principais cidades históricas da região da Frísia. Nesse rali, ganha quem melhor administrar a energia captada do sol, por meio de painéis solares e armazenada em baterias que não podem ser recarregadas externamente depois da primeira largada.

A Equipe Solar Brasil, por trás da qual estão professores, pesquisadores e alunos da UFRJ, competirá com três embarcações de projeto, arranjos elétricos, sistemas de propulsão e tecnologia de construção diversificados. A ousadia não é para menos: em 2008, uma equipe da Universidade estreou sua participação no torneio holandês com a embarcação Copacabana e conquistou a 4ª colocação da classe A, a mais competitiva, e o 7º lugar geral entre 48 equipes européias.

Anúncios