Na primeira perna da prova de ontem o Catalão teve problemas com o novo motor, o último disponível. Desta forma, não conseguiu completar a prova. Apesar dos esforços da equipe não foi possível consertar o motor para participar da prova de hoje. Se encerra a participação da Equipe Solar Brasil da Universidade Federal do Rio de Janeiro na edição de 2010 da Frisian Solar Chalenge, participação muito importante para continuar avançando no desenvolvimento e na promoção de fontes alternativas, limpas e renováveis e suas diversas aplicações.

O Catalão estava indo bem e melhorava a cada prova. Poderia ter chegado entre os dez primeiros se dispuséssemos de um motor mais resistente. A participação na Edição de 2010 foi muito proveitosa para formar a equipe e desenvolver os barcos. Todos eles ainda têm um caminho de grande potencial e o conhecimento acumulado com a participação na competição será fundamental para ampliar e consolidar o processo aberto com a primeira experiência.

A edição de 2010 do Frisian Solar Chalenge mostrou uma grande evolução técnica, sobretudo no que se refere a motores e eletrônica embarcada, embora, esta também tenha sido a principal causa de quebras, abandonos e desistências. A redução de potência para a classe T também se mostrou acertada, com a participação de mais barcos e maior competitividade. No entanto, foi na classe A onde se verificaram os maiores avanços. Em relação aos cascos surgiram algumas novidades interessantes. Os barcos com hidrofólios não andaram bem e mesmo a poderosa DELTA LOYD da universidade de DELFT acabou não utilizando este recurso. Surgiram também diversos barcos de semi planeio associados a recursos externos de estabilização hidrostática e aerodinâmica semelhantes ao Catalão. Foram estes os barcos que obtiveram melhores resultados. Enfim , estes são temas para os próximos passos.

Queria aproveitar para agradecer o apoio de todos aqueles que colaboraram direta e indiretamente para a participação da Equipe em mais esta edição do Frisian Solar Chalenge, que vem se constituindo num principal instrumento de promoção e desenvolvimento da Tecnologia de barcos solares.

Saudações a todos

Fernando Amorim

Anúncios